Gestão de SIGestão Seg. TIRisco & FraudeSegurança da InformaçãoSegurança em PessoasTecnologia da Informação

Falsa dica de privacidade do Facebook

No dia 21/10/2012 o programa Fantástico apresentou uma matéria sobre exposição na internet por redes sociais veja aqui, já na segunda-feira após o programa surgiu “um viral” com uma dica falsa com o intuito de aumentar a privacidade no Facebook.

viral

Dessa forma criando uma falsa sensação de segurança para os usuários, como a própria emissora veiculou veja aqui, a segurança e privacidade dos dados está diretamente ligada ao cuidado que você tem ao publicar suas próprias informações em redes sociais, blogs, entre outros.

A recomendação para aumentar a privacidade é sempre a mesma, leia atentamente os termos disponibilizados como Facebook, Google, TwitterTumblr, procure se informar dos termos de privacidade, seus direitos e deveres na rede, lembre-se não poste na rede o que você não quer mostrar para ninguém, caso o conteúdo seja destinado a apenas um amigo ou pequeno grupo de pessoas, no caso do facebook ele permite você selecionar quem pode visualizar, veja as imagens a seguir.

Logo de cara você pode selecionar entre alguns níveis de privacidade
Logo de cara você pode selecionar entre alguns níveis de privacidade
Em "Privacidade Personalizada" você tem a opção de ocultar basta digitar o nome da pessoa indesejada.
Em “Privacidade Personalizada” você tem a opção de ocultar basta digitar o nome da pessoa indesejada.
Em "Pessoas ou listas específicas", tem a possibilidade de selecionar somente as pessoas ou listas que você deseja que vejam essa atualização.
Em “Pessoas ou listas específicas”, tem a possibilidade de selecionar somente as pessoas ou listas que você deseja que vejam essa atualização.

Outra configuração também bastante esquecida pelos usuários do Facebook é configurar a privacidade do seu perfil.

Privacidade-4
Configure a privacidade do perfil.

 

Leia atentamente as opções e configure ao seu gosto.
Leia atentamente as opções e configure ao seu gosto.

Por padrão eu tenho configurado para toda atualização que coloco no Facebook é apenas para amigos, caso deseje altero na hora com as opções de privacidade.

Outras opções de privacidade você encontra na opção “sobre” onde mostra sua família  esposa, filhos, cunhado, cunhada, tios, tias, etc. e também deve ser analisada e efetuar os bloqueios que achar importante.

Privacidade-6

Sempre que encontrar os símbolos  e  você tem a opção de alterar as configurações de privacidade daquele item.

Para concluir recomendo usar a privacidade com cuidado, use o perfil de um amigo ou conhecido que ainda não esteja no grupo de amigos da rede social para abrir o seu perfil e analise quais informações estão disponíveis para ele, depois utilize adicione esse seu amigo na rede social e analise quais informações estão visíveis para ele, altere a configuração para conhecido no Facebook e faça a analise novamente.

Acima de tudo apenas divulgue as informações que achar realmente necessária, tome cuidado com fotos e imagens divulgadas veja como exemplo, informações de geolocalização devem ser filtradas e usadas com responsabilidade.

Um abraço a todos, espero ter ajudado e conscientizado sobre privacidade direitos e deveres.

Ricardo Lino

Profissional de Tecnologia da Informação há 17 anos, tendo os últimos 7 anos na área de Segurança da Informação, Risco&Fraude e Compliance, projetando e definindo as melhores soluções, alinhando as melhores práticas de mercado as metas de negócio, provendo transformações internamente e externamente mantendo uma Governança de segurança da informação, gestão de risco para elevar a maturidade das empresas, são o que eu faço melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.