1 entre 6 tentativas de fraude online no Brasil em 2015 será via celular
1/4 dos varejistas online utilizam aplicativos móveis como canais de venda. Sudeste deve fechar o ano com 59% das tentativas de fraude.
Estudo da ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude para transações comerciais, aponta que um quarto dos varejistas online já utilizam aplicativos móveis como um dos seus canais de venda. Entre eles, comparando todas as tentativas de fraude online, 18% terão como origem um aparelho móvel, aumento em relação a 2014, quando o índice foi de 7%.
O faturamento deve acompanhar o crescimento: de 5% sobre todas as vendas online realizadas em 2014, o ano atual deve chegar aos 15%.
Entre as regiões do país, o Sudeste deve fechar o ano com representação de 59% nas tentativas de fraude via celular, ao mesmo tempo em que as vendas somadas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo podem chegar a 67% das transações.
Em segundo lugar, o Nordeste deve chegar ao final de 2015 com 24% de tentativas de fraude e 16% no faturamento. Completam a lista o Centro-Oeste (8% em transações indevidas e 6% na distribuição), Norte (5% e 3%) e Sul (4% e 8%).
“Os índices de tentativas de fraude no segmento mobile podem ser explicados por alguns motivos, entre eles a falta de segurança dos aparelhos, roubo de celulares e o roubo de cartões de crédito, pois com os dados o fraudador consegue fazer a compra rapidamente pelo celular antes mesmo de o dono bloquear seu cartão”, diz Omar Jarouche, gerente de Inteligência Estatística ClearSale.
É pessoal isso é tendência, pois os fraudadores vão atacar onde há um grande volume de usuários, neste caso os dispositivos móveis são a bola da vez.
Fonte: G1 modificado