Adicionar grupo de administrador local via GPO

Imaginem só a equipe de help desk cadastrando usuários  e/ou grupos diversos em cada computador? Se for 5 máquinas até que dá para encarar. Agora imaginem se for um parque com 500 ou 1000 estações de trabalho, aí fica complicado não é?!?

Bom pessoal, este post é para aqueles que necessitam adicionar grupos de usuários administradores locais em diversos computadores em rede, isso é possível através de uma configuração chamada grupos restritos na GPO do Windows Server 2008.

Há dois modos de se fazer esta configuração, sendo eles:

  1. O modo de adicionar um grupo como administradores conforme Imagem I, onde foi cadastrado o grupo Help Desk como membro de administradores, esse modo mantém quem já está com direitos sobre o computador, neste caso pode ter sido configurado manualmente;
  2. Outro modo que é criar a política através do grupo administradores, adicionar grupos como membro do grupo administradores que no nosso exemplo foi utilizado o grupo Help Desk,  este modo cadastra apenas os grupos ou usuários que estão cadastrados na GPO e exclui todos usuários e grupos cadastrados anteriormente. Essa política por excluir todos os outros cadastrados pode auxiliar caso você não conheça a rede e não sabe quem tem poder sobre os computadores, então somente quem está no grupo vinculado à GPO tem direitos de administrador sobre os computadores locais.
Imagem I

Imagem II

A Imagem I é a configuração onde mantém os usuários que por acaso foi cadastrado manualmente, como a imagem abaixo:

Imagem III

Já na Imagem II é onde ele remove todos usuários que foram cadastrados manualmente, conforme a Imagem IV:

Imagem IV

Já que vimos como que fica no computador local, vamos fazer o passo a passo desta GPO da Imagem I com o vídeo abaixo:

Vale ressaltar que estas configurações podem ser cobradas no exame de certificação MCTS-70-640, e é muito útil para a boa gestão da rede no dia a dia.

Lembre-se sempre, se você deseja cadastar grupos de administradores locais sem remover os existentes faça a configuração de “Este grupo é um membro de” conforme a Imagem I ok?!? Caso realmente queira remover todos usuários e grupos das estações de trabalho, faça a escolha de “Membros deste grupo” conforme apresentado na Imagem II.

Por hoje é só, abraço e até a próxima!!!

7 comentários em “Adicionar grupo de administrador local via GPO

  • 16/11/2011 em 02:45
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    Excelente material…
    Aguardo novas dicas ..

    Sucesso pra você !

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  • 30/08/2012 em 08:12
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    Ótimo. Parabéns para aqueles que compartilham do conhecimento.!
    Abraços.

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  • 24/04/2014 em 11:35
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    Valeu eu certinho muito obrigado tava me matando a semanas, por causa de um sistema q só roda como admin.

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  • 24/11/2014 em 13:23
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    Amigão, muito obrigado por compartilhar. parabéns.

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