Falha no Skype pode revelar localização do usuário

Por Monica Campi, de INFO Online

Skype-20120503121319

São Paulo – Uma falha de segurança no Skype foi descoberta e permite que um script revele os endereços IP remoto e local de um usuário.

Segundo o site GHacks, o script permite pesquisar o endereço IP de qualquer usuário Skype que esteja online. O processo não funciona com pessoas que estejam offline.

O código dá início a um processo de adição de contatos, mas não completa a ação. O arquivo irá então exibir os endereços IP do usuário, mesmo se este usuário não estiver na lista de contatos.

O endereço IP pode revelar o país de origem do usuário ou até mesmo sua cidade. Com a ajuda de aplicativos, o hacker pode também receber informações mais detalhadas sobre a pessoa.

O Skype afirmou ao site que está avaliando a vulnerabilidade. Mas segundo o GHacks, não há atualmente uma forma de se proteger contra essa pesquisa de IPs e sugere que o usuário acesse o serviço apenas quando precisar ou utilizar uma rede virtual privada ou um Proxy para esconder o endereço IP.

Ricardo Lino

Profissional de Tecnologia da Informação há 17 anos, tendo os últimos 7 anos na área de Segurança da Informação, Risco&Fraude e Compliance, projetando e definindo as melhores soluções, alinhando as melhores práticas de mercado as metas de negócio, provendo transformações internamente e externamente mantendo uma Governança de segurança da informação, gestão de risco para elevar a maturidade das empresas, são o que eu faço melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *