Cibercriminosos usam recursos de ligação do WhatApp para espalhar vírus

 

maxresdefault (1)

O tão esperado recurso de ligações gratuitas, os cibercriminosos estão focados em utilizar táticas maliciosas para espalhar vírus nos dispositivos dos usuários que estão ansiosos pela novidade.

De acordo com o site Panda Security, os criminosos estão fazendo isso enviando mensagens no aplicativo informando que a pessoa foi convidada para testar o novo recurso, e ainda pede que ela convide 10 outros usuários ativos do WhatsApp para testarem também. Uma vez fazendo este procedimento, o usuário é redirecionado a um site malicioso, além de enviar spam automaticamente para os 10 amigos selecionados. Então, quem receber a mensagem, deve apenas ignorar.

O serviço de ligações do aplicativo ainda não está disponível para todos, pois é preciso que o usuário receba uma ligação de quem já o possua para que ele seja ativado. Por enquanto, apenas aparelhos com Android podem receber o recurso – e ainda não há uma previsão de quando ele vai chegar para iOS e Windows Phone.

By Patrícia Horta

Patricia Horta Correia Gonzalez

Profissional com 11 anos em Segurança da Informação e a frente de grandes organizações, englobando forte experiência em projetos para grandes empresas globais: Revisão de Política de Segurança Corporativa Global, Planejamento Estratégico de TI, Contrato de SLA, Auditoria de Sistemas e Infraestrutura de TI, Implementação Seguindo Padrões PMI. Formada em Sistemas de Informação e Pós Graduada em Segurança da Informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *