Riscos, o grau de incerteza

Risco é sempre uma caixinha de surpresa, podemos defini-lo como o grau de incerteza em determinado assunto ou atividade, dessa forma sempre que abordamos risco as pessoas quase o tratam como algo fictício, mas esquecem que mesmo que o risco seja muito baixo ele existe e pode se materializar.

Avião cai sobre Kombi e causa mortes no distrito de Warta, em Londrina – G1 PR

O avião decolou do aeroporto 14 Bis, perdeu altura e acabou atingido o veículo que trafegava pela rodovia, segundo testemunhas. A Kombi transportava trabalhadores que faziam a capinagem dos canteiros da estrada. O tráfego foi interrompido por cerca de uma hora.

Quem algum dia iria imagina que um grande desastre aéreo que marcaria a historia da aviação mundial aconteceria em plena metrópole paulista?

ACIDENTE AÉREO TAM – 1996  – Memória Globo

A queda do avião da TAM no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, matou 99 pessoas. Foi o segundo maior acidente da aviação brasileira até então.

Barragem se rompe, e enxurrada de lama destrói distrito de Mariana – G1 MG

O rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, cujos donos são a Vale a anglo-australiana BHP, causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, na tarde desta quinta-feira (5).

Tremor que atingiu o Chile na quarta (16) também foi sentido no Brasil – G1 SP

Pelo menos nove cidades brasileiras, a maioria no estado de São Paulo, sentiram pequenos tremores depois do terremoto do Chile.O alto de um prédio na Avenida Paulista tremeu. Sandro mora no 17º andar e gravou um vídeo que mostra os lustres balançando. Eram quase 20h30. Ele estava na sala trabalhando quando percebeu que a mesa começou a se movimentar.

Risco

Gestão de risco é uma área de conhecimento onde grandes empresas passaram a não viver mais sem elas, podemos falar de diversas áreas de conhecimento e todas possuem pelo menos uma abordagem relativa a risco, exemplo risco financeiro, risco em projetos, risco de mercado, risco de crédito risco de liquidez, risco operacional, risco legal, risco do fator humano, risco de segurança física/patrimonial, risco de segurança da informação, entre outros mais, cada uma em sua área de conhecimento.

Grandes empresas possuem processo bem estruturados chegando a avaliar o risco por exemplo em caso da necessidade de demitir um colaborador estratégico, para contratar um colaborador, o risco sobre os gostos e preferencias de funcionários estratégicos como prática de esportes radicais.

Sempre que abordo o tema de gestão de risco em workshop e treinamentos  procuro referenciar e usar matérias e casos reais sempre para pautar o assunto, evitando a sensação de que o assunto é apenas distante o suficiente para não afetar a vida das pessoas da empresa e não falta referencia para esse assunto se tiver paciência de pesquisar nos portais de noticias.

Ricardo Lino

Profissional de Tecnologia da Informação há 17 anos, tendo os últimos 7 anos na área de Segurança da Informação, Risco&Fraude e Compliance, projetando e definindo as melhores soluções, alinhando as melhores práticas de mercado as metas de negócio, provendo transformações internamente e externamente mantendo uma Governança de segurança da informação, gestão de risco para elevar a maturidade das empresas, são o que eu faço melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *