Nível de maturidade

Estamos aqui para falar sobre maturidade empresarial, você sabe qual o nível de maturidade de uma empresa?

Todo dia gosto de navegar e ler conteúdo on-line, sendo notícias, posts, blogs, tudo que podemos visualizar através da tela do nosso celular e de vez em quando nos deparamos com conteúdo que nos chama atenção.

Hoje me deparei com um post de 2013 que faz uma analogia entre maturidade de uma pessoa e a maturidade de uma organização, vou deixar o link para os interessados.

Somos agentes de transformação, assim considero, porque sempre que entramos em uma empresa, temos como premissa contribuir de alguma forma para a empresa e sociedade.

Processos de gestão e governança são complexos e processos devem ser revisados periodicamente, atualizados ou mesmo descontinuados, caso não faça mais sentido.

Porém somos seres humanos e mudanças nos fazem sentir medo, isso é muito comum.

Quantas pessoas ainda não faz uso de ferramentas online como internet bank, ainda conheço pessoas que não colocam dinheiro em banco, usando ainda a velha técnica de deixar embaixo do colchão, não adianta falar que ele precisa se atualizar e que seria melhor.

Em termos de processos de TI, uma empresa que hoje está transferindo sua operação ou parte dela para nuvem, de certo modo está atrasada.

Em pouco tempo empresas não terão mais estrutura física de processamento e armazenamento de dados, os datacenters e outras estruturas irão sumir, para dar lugar a estrutura ágeis e mais simples de gerenciamento.

O principal é objetivo de qualquer pessoa/organização deve ser a organização, contendo planejamento e treinamento, assim qualquer mudança no processo é facilmente compreendida, os riscos são identificados, tratados e aceitos pela organização.

Lembrando que o nível de maturidade deve também ser revisto de forma constante, assim como os processos, o nível de maturidade de 30 anos atras não é o mesmo de 15 anos,  assim como o de hoje não será o mesmo do futuro.

Link: http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/negocios/qual-o-nivel-de-maturidade-de-uma-empresa/69903/

Ricardo Lino

Profissional de Tecnologia da Informação há 17 anos, tendo os últimos 7 anos na área de Segurança da Informação, Risco&Fraude e Compliance, projetando e definindo as melhores soluções, alinhando as melhores práticas de mercado as metas de negócio, provendo transformações internamente e externamente mantendo uma Governança de segurança da informação, gestão de risco para elevar a maturidade das empresas, são o que eu faço melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *