Tríade da gestão eficiente
A tríade da gestão eficiente é baseada em processos, pessoas e tecnologia.
Qualquer organização ou qualquer gestor precisa ter em mente que é necessário manter as três bases em foco.
É comum encontrarmos o foco das empresas e gestores em tecnologia e algumas vezes em pessoas com competência para lidar com as tecnologias que foram investidos anteriormente.
Porém processos são normalmente negligenciados.
Isso acontece normalmente por uma velha máxima conhecida “Isso funciona assim aqui!”, o problema é que as organizações ficam presas as pessoas e tecnologias.
Quantas vezes encontramos pessoas que saem em férias e são impelidas a manter o contato com a organização para que em caso haja necessidade atue prontamente.
Outras vezes possuem um backup ao colaborador em férias, porém esse ainda deve tomar cuidado ao se ausentar por uma licença ou qualquer outro motivo.
Outro ponto comum são as tecnologias, as organizações investem em ferramentas, como exemplo uma grande empresa internacional investiu e investe milhões em tecnologia de ponta, processos bem construídos e alinhados as melhores práticas de mercado, porém ao ser questionada sobre um processo simples como está o CMDB (Configuration Management Database).
Bom a resposta acredito que todos sabemos, está desatualizado.
Durante o período alguns incidentes surgem e outra pergunta surge, gestão de problema e incidente, além disso como estão os indicadores de incidentes para converter a um problema?
Acontece que possuir uma estrutura de gestão e governança não é prioridade, gerando impacto no dia-a-dia da equipe e tendo aos colaboradores a função de “apagar incêndio” como informalmente nomeamos o processo de mitigar a crise.
E nessas organizações é comum ao chegar e perguntar “Como estão as coisas hoje?”.
Essa organização possui tecnologia e processos, porém há um gap no investimento em pessoas, elas serão as responsáveis pela execução e condução dos processos e gestão das tecnologias adquiridas.