Risco & FraudeSegurança da InformaçãoTecnologia da Informação

Avira Internet Security Suite 2012: proteção apenas adequada contra malware

Nick Mediati, PCWorld EUA 02-04-2012

Pacote protege adequadamente o PC e não afeta muito o desempenho do sistema, mas não se destaca em relação aos concorrentes.

Não encontramos nada verdadeiramente errado com o Avira Internet Security 2012 (R$ 91,99 por uma licença de um ano para 1 PC), que ficou com a 11ª posição em nosso ranking de pacotes de segurança em 2012. No geral o produto protege adequadamente seu PC contra malware, e embora a interface não seja perfeita, é certamente usável. Mas em um ano onde tantos pacotes tem um desempenho excepcional, ser apenas “adequado” não é o suficiente.

O pacote da Avira teve desempenho decente na detecção e bloqueio de malware. Ele bloqueou completamente 92.3% das ameaças em nosso teste no mundo real, que mede a eficiência do software ao lidar com malware desconhecido. É um bom resultado, mas um pouco abaixo da média dos produtos que testamos. Já no teste com malware conhecido ele foi capaz de detectar 99.68% das amostras. Apesar de esse índice estar acima da média, é menos do que os melhores colocados no teste, que detectaram mais de 99.99% das amostras.

Os falsos positivos são quase inexistentes: apenas um arquivo entre uma amostra de 250 mil foi identificado incorretamente como uma ameaça. O software também se mostrou capaz ao lidar com infecções, detectando e desabilitando todas as que estavam instaladas em nosso PC. Ainda assim, ele deixou restos de malware para trás em 50% dos casos, um pouco pior do que a média dos concorrentes.

O pacote da Avira teve um impacto moderado no desempenho geral do PC quando comparado aos outros pacotes que analisamos. No geral ele ficou dentro da média, ou um pouco acima dela, na maioria dos testes, mas pareceu perder o fôlego em dois casos particulares. Nossa máquina de testes completou o teste de download em 3 minutos e 12 segundos, o pior resultado nesta categoria. A média dos outros pacotes foi de cerca de 53 segundos, e sem nenhum antivírus instalado o mesmo PC completou a tarefa em 37 segundos.

Além disso o Avira deixou as operações de cópia de arquivos significativamente mais lentas, completando o teste em 2 minutos e 56 segundos. A média dos outros pacotes foi de 2 minutos e 2 segundos, e sem nenhum antivírus a tarefa é completada em 1 minuto e 28 segundos.

A velocidade de varredura estava na média dos outros pacotes analisados. A varredura sob demanda – iniciada manualmente – levou 1 minuto e 29 segundos para analisar 4.5 GB de arquivos, bom o suficiente para um sexto lugar e 30 segundos acima da média. Enquanto isso a varredura “no acesso”, que roda automaticamente sempre que um arquivo é aberto ou salvo, levou 4 minutos e 40 segundos (ligeiramente melhor que a média).

040312_0105_AviraIntern1 Avira Internet Security 2012

A interface do Avira é no geral usável, mas nada que mereça destaque. O processo de instalação é feito seguindo um assistente comum, e há uma verificação em busca de software incompatível O pacote recebeu uma “mini-reforma” em 2012, com uma tela de status redesenhada que é uma melhoria em relação à interface do ano passado: há uma indicação clara do estado de proteção de seu computador, e os elementos são bem distribuídos.

Um botão “Fix Now” torna fácil a correção de problemas, e você pode facilmente desligar e ligar componentes do pacote na própria tela inicial. Mas vá além dela e a interface parece ter sido projetada para especialistas. E não gostei da insistência do Firewall em me perguntar se um programa tem permissão para se conectar à internet na primeira vez que ele tenta fazer isso, mesmo porque em vários casos não tinha a mínima idéia de que programa era aquele.

No geral, o Avira Internet Security Suite 2012 é muito parecido com a versão do ano passado: não chama a atenção, mas faz o serviço. Ainda assim, ele precisa melhorar se quiser acompanhar os melhores produtos em uma corrida cada vez mais competitiva pela supremacia no mercado de segurança.

Ricardo Lino

Profissional de Tecnologia da Informação há 17 anos, tendo os últimos 7 anos na área de Segurança da Informação, Risco&Fraude e Compliance, projetando e definindo as melhores soluções, alinhando as melhores práticas de mercado as metas de negócio, provendo transformações internamente e externamente mantendo uma Governança de segurança da informação, gestão de risco para elevar a maturidade das empresas, são o que eu faço melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.