Risco & Fraude

Conta de Twitter retuíta fotos de cartão de crédito

Por Christian Costa

needadebitcard-20120703150248

São Paulo – Uma conta no Twitter está retuitando fotos de cartões de débito e crédito que são postados na rede.
O perfil @NeedADebitCard reúne e publica links para cartões que foram fotografados e colocados na rede social por seus próprios donos.
A descrição do perfil indica que a intenção é alertar os usuários incautos: “Por favor, parem de postar fotos de seus cartões de débito, pessoal.”
Na maioria dos casos, o tweet que acompanha a foto mostra que o usuário está comemorando o recebimento do cartão ou algo que acabou de comprar com ele – sinal de que não tinha receio ou noção dos problemas que a atitude poderia acarretar.
Parte dos cartões postados foram deletados pelos donos de suas contas ou pelo próprio @NeedADebitCard. Diversos outros continuam disponíveis e podem ser vistos, com número do cartão, nome do usuário e até endereço domiciliar à vista.
Essa política de choque para alertar usuários sobre problemas de privacidade não é inédita. O site We Know What You’re Doing, por exemplo, publica mensagens de redes sociais em que usuários xingam patrões, comunicam uso de drogas ou avisam sobre um novo número de telefone – tudo para qualquer um ver.
A conta @NeedADebitCard existe desde 25 de maio e acumula mais de 6.500 seguidores até o momento. A última atualização, que permanece no site, data deste domingo.

Ricardo Lino

Profissional de Tecnologia da Informação há 17 anos, tendo os últimos 7 anos na área de Segurança da Informação, Risco&Fraude e Compliance, projetando e definindo as melhores soluções, alinhando as melhores práticas de mercado as metas de negócio, provendo transformações internamente e externamente mantendo uma Governança de segurança da informação, gestão de risco para elevar a maturidade das empresas, são o que eu faço melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.