Notícias

Malware rouba mais de 225 mil contas da Apple

Apple StoreMuitos usuários que não gostam das limitações impostas pela Apple acabam fazendo jailbreak por quererem ver recursos adicionais no smartphone e a grande maioria o faz para poder baixar aplicativos pagos gratuitamente. Independente disso, é fato que fazer jailbreak expõe seu dispositivo a uma série de vulnerabilidades — sem mencionar seus dados.

Pois uma série de usuários do Cydia descobriu isso da pior maneira: mais de 225 mil usuários tiveram seus logins e senhas furtados através de um malware distribuído pela loja extraoficial.

Técnicos de segurança descobriram o ataque após reclamações de donos de iGadgets quanto ao iOS. O malware, chamado KeyRaider é uma ferramenta extremamente nociva e muito bem elaborada, distribuída através dos repositórios do Cydia. Assim o usuário não sabe sequer que seu iPhone ou iPad está infectado.

O KeyRaider opera de modo totalmente silencioso. Uma vez instalado no iGadget ele consegue capturar dados da Apple ID cadastrada login, senha e outros dados compartilhados com o iTunes, inclusive dados de cartões de crédito. E com tais dados em mão ele é capaz de inclusive baixar conteúdo na App Store sem o consentimento da vítima.

Não para por aí: o KeyRaider também é capaz de desativar recursos remotos e locais de desbloqueio do iOS, efetivamente sequestrando o device mediante pagamento de resgate. Os técnicos foram capazes de rastrear as informações roubadas pelo malware e chegaram até um servidor na China. Os crackers responsáveis pelo malware fecharam as falhas de segurança em seus servidores após a notícia se tornar pública e impediram o acesso à todas as contas afetadas  no ataque .

A Apple foi notificada da vulnerabilidade mas como isso não diz respeito à empresa, que faz de tudo para impedir o jailbreak e recomenda a seus usuários não desbloquearem seus devices.

fonte alterada:
Meio Bit

Palo Alto Networks

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.